Por AdmCASA
Publicado em 8 de maio de 2021
Leitura: 5min
Gerir os funcionários de condomínio não é o mesmo que uma gestão para empresas. Isso porque, o condomínio possui regras, cuidados e rotina diferentes de uma corporação. Dessa forma, é necessário que o síndico fique atento aos principais pontos para fazer uma boa administração de pessoal..
Deseja saber mais sobre o assunto? Então, continue lendo e acompanhe tudo sobre a gestão de funcionários do condomínio!
Entenda o que é gestão de funcionários
A gestão de funcionários é a forma como os prestadores de serviço são orientados e até recebem suporte. Ela também é conhecida como gestão de pessoas e de certa forma tem o papel de garantir o bom trabalho dos funcionários, mas também sua satisfação com o ambiente.
Em um condomínio, mesmo que quem faça a gestão seja uma empresa terceirizada, o síndico deve se manter atualizado e saber sobre essa área também. Afinal, é ele quem vai ter o maior contato com os funcionários.
As principais atividades de gerência nessa área consistem em fazer com que os funcionários prestem um bom serviço e estejam satisfeitos com o ambiente de trabalho ao mesmo tempo, que eles garantam o bem-estar e a segurança dos condôminos, formem um bom time e sigam todas as regras. A seguir, você vai entender melhor como alcançar esses resultados.
Saiba como fazer a gestão dos funcionários de condomínio
O primeiro passo para fazer uma boa gestão dos funcionários do condomínio é oferecer treinamentos, que consistem em, por exemplo, mostrar a rotina do condomínio, como realizar as atividades da melhor maneira possível, ensinar os procedimentos de segurança, etc.
Na hora dos treinamentos, é importante também realizar atividades e dinâmicas interativas para que os funcionários possam praticar.
Outro ponto essencial é saber se comunicar com clareza e educação com os funcionários, que não devem ser tratados de forma inferior. Assim, eles se sentirão motivados e não terão falhas de comunicação com você.
Além disso, para manter os funcionários estimulados com o trabalho, deve-se criar ações motivacionais e fazer um acompanhamento de satisfação, tanto dos prestadores de serviços, quanto dos condôminos para saberem se o trabalho está sendo bem feito.
Por fim, é interessante criar uma rotina de trabalho sempre com processos internos bem definidos. Isso facilitará a organização e a efetividade dos serviços.
Esclareça as regras que os funcionários devem seguir
Os funcionários de condomínio devem receber certos estímulos. No entanto, eles também têm que saber quais são as regras e como se comportar. Há questões que são básicas, como: prezar pela segurança do condomínio, não falar sobre a rotina dos moradores, entre outros.
Porém, certos pontos mais específicos podem gerar dúvidas. Por isso, é importante montar uma cartilha com as principais regras do regimento interno para que o funcionário esteja sempre a par de como o condomínio funciona.
Portanto, a gestão dos funcionários de condomínio requer principalmente um rigor na hora de estabelecer regras, mas também exige que o síndico seja solícito e motive os funcionários a fazerem seu melhor, tornando o condomínio um bom local para viver e trabalhar.
Quer saber mais sobre a rotina de um funcionário do condomínio? Então, leia este artigo em que damos dicas para fazer a limpeza!