Por AdmCASA
Publicado em 24 de maio de 2021
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Você sabia que as funções dentro de um condomínio vão muito além do síndico? Isso acontece principalmente em condomínios maiores, em que há a necessidade de cuidar de diversos aspectos dentro daquele ambiente.
Essa organização de funções e cargos é de extrema importância para que se tenha uma gestão mais eficiente, otimizando o tempo e resultado. Os profissionais ficam cientes de suas obrigações e trabalham em prol de um bom convívio no condomínio.
Os cargos e suas respectivas funções são definidos de acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho e são resguardados pela legislação trabalhista.
A seguir você irá conhecer os principais cargos em um condomínio e quais são suas funções.
- Síndico
O cargo mais famoso em um prédio ou condomínio, o síndico é responsável pela gestão e administração, além de coordenar os demais cargos no condomínio. Ele pode ser um morador, ou um profissional contratado para o cargo. Seu mandato é de 2 anos e ele pode se reeleger.
A escolha do profissional para o cargo é feita a partir da eleição na Assembleia Geral.
- Subsíndico
Este cargo já não é obrigatório, mas também tem sua importância na gestão condominial. O subsíndico tem a função de auxiliar o síndico em suas tarefas do dia a dia, com o objetivo de tornar a gestão mais eficiente. E no caso da ausência do síndico (no caso de férias, por exemplo), o subsíndico assume seu lugar.
O subsíndico também é escolhido na Assembleia Geral.
- Zelador
Responsável por cuidar das questões rotineiras do condomínio, o zelador é aquele que fiscaliza o uso das áreas comuns, providencia a manutenção geral do prédio (equipamentos, hidráulica,elétrica). Esse profissional também é responsável por coordenar obras, distribuir as tarefas entre os membros da equipe e notificar os moradores sobre os problemas do prédio.
- Gerente predial
Mais comum em condomínios luxuosos ou nos que possuem maiores unidades, esse cargo é muito parecido com o zelador e subsíndico. Sua função une as questões burocráticas e operacionais do condomínio. Isso quer dizer que esse profissional lida com administrativas e rotineiras.
- Auxiliar de serviços gerais
O profissional desse cargo tem a função de encontrar e resolver os problemas do condomínio. Ele é muito indicado em condomínios menores, em que a contratação de um zelador pode ser muito dispendiosa. Sua função é realizar vistorias e manutenções periódicas para encontrar possíveis problemas, o que inclui revisar os sistemas hidráulicos e elétricos,além de solicitar orçamentos e acompanhar as obras.
- Auxiliar administrativo
O auxiliar administrativo é responsável pelas questões administrativas do condomínio, como o envio de multas e advertências. Além disso, também é sua função apoiar as assembleias gerais e acompanhar os recursos financeiros do condomínio.
- Porteiro
Os porteiros são de extrema importância em um condomínio, pois eles são os responsáveis pelo controle de quem entra e sai do ambiente. Sua função vai de vigiar a portaria, até notificar os moradores sobre visitantes e correspondências. Esse profissional é muito valioso para a segurança residencial.
- Vigias
Os profissionais desse cargo são, assim como os porteiros, de extrema valia para a segurança de um condomínio. Geralmente eles são escalados para o período noturno, em que há maior vulnerabilidade. Eles não devem se prender a portaria, mas sim, realizar rondas constantes, observando qualquer movimento estranho ou falha na segurança.
Após conhecer esses cargos, é possível perceber que a gestão de um condomínio não é algo fácil. São diversos profissionais trabalhando diariamente pelo bem estar e segurança dos moradores.
Caso você tenha interesse em possuir uma gestão profissional em seu condomínio, entre em contato conosco da CASA. Temos serviços especializados para o que você e seu condomínio precisam!