Por AdmCASA
Publicado em 24 de maio de 2021
Leitura: 5min
A manutenção de prédios é uma das funções mais importantes de um síndico. Ela ajuda a conservar um edifício. O lado positivo é que esse processo é mais simples do que parece. A situação fica ainda melhor quando você conta com o apoio dos moradores do prédio.
Neste artigo você descobrirá as principais informações sobre a manutenção hidráulica do prédio. Vamos falar sobre os benefícios e dicas para fazê-la corretamente.
Por que fazer manutenção hidráulica do prédio?
A manutenção hidráulica do prédio pode trazer diversos benefícios para o síndico e o restante do condomínio.
- Economia;
- Menos estresse com os moradores;
- Redução de riscos;
- Evita prejuízos de última hora.
Em alguns prédios o gasto com água costuma ficar na segunda posição das maiores despesas mensais. Então, não deixe que isso vire um problema em sua rotina. Continue acompanhando este artigo e veja o que observar durante esse processo.
Como fazer manutenção hidráulica do prédio?
Neste artigo vamos abordar informações sobre a qualidade dos equipamentos, vazamentos, vistoria, estrutura externa e caixa d’água.
Verifique a vida útil dos equipamentos
Uma das missões do síndico é ficar atento a vida útil dos equipamentos hidráulicos. Ela varia bastante e o período de uso depende da qualidade do produto e do serviço executado. No entanto, redobre a atenção para a tubulação em ferro galvanizado, pois ela dura entre 25 a 30 anos. Para evitar sustos, o síndico precisa fazer uma checagem para observar se as descargas e as torneiras estão funcionando corretamente.
Faça a vistoria com frequência
A vistoria é uma solução prática para que você tome conhecimento se há vazamentos nos apartamentos. Nesse caso, a colaboração dos moradores é fundamental para que tudo saia conforme planejado.
Aproveite a assembleia para informar aos condôminos detalhes sobre a sua ideia. Se ela for aprovada, peça ao zelador ou um profissional competente para que verifique todas as unidades. Caso encontre algum problema, mostre ao proprietário o melhor material para substituir a peça com defeito. Depois, solicite que o próprio zelador faça a manutenção.
No entanto, existem casos em que o zelador não consegue consertar como, por exemplo, um vazamento na rede de água ou de esgoto do prédio. Sendo assim, indique um profissional da sua confiança para controlar a situação.
Lembre-se da estrutura externa
O síndico também precisa ter cuidado com as estruturas externas do condomínio. Pensando nisso, contrate uma empresa especializada para fazer não só a manutenção, mas também a limpeza dos encanamentos e tubulações.
Pense nas manutenções de forma preventiva e não reativa. A primeira opção é sempre mais econômica, enquanto a segunda traz diversos prejuízos. Isso não é exagero! A falta de manutenção pode até entupir a sua caixa de gordura. Portanto, fique ligado!
O ideal é que a manutenção seja feita de seis a seis meses.
Fique de olho na caixa d’água
A limpeza e manutenção da caixa d’água também são tarefas que compõe a rotina do síndico. Para evitar futuros problemas, siga as nossas dicas abaixo.
- Confira o que diz a lei da sua cidade. Geralmente, a legislação determina o período que a limpeza deve ser executada;
- Alguns especialistas indicam que a limpeza deve ser feita duas vezes no ano;
- Contrate empresas que têm alvará de vigilância sanitária;
- Lembre-se da impermeabilização da caixa d’água para impedir o acúmulo de sujeira no reservatório.
A limpeza da caixa d’água é muito importante, para a saúde dos moradores e evita qualquer tipo de ação judicial.
A manutenção
hidráulica do prédio tem o poder de trazer mais conforto, bem – estar e segurança para a sua rotina. Além disso, evita as famosas reclamações dos moradores. Ela deve ser executada de acordo com a necessidade do seu prédio para que funcione corretamente.
E você, teve alguma dúvida em relação à manutenção hidráulica do prédio? Então compartilhe conosco nos comentários abaixo!