Por AdmCASA
Publicado em 2 de novembro de 2021
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Quando falamos de condomínio, todas as partes que integram a equipe de atuação em prol do condomínio são importantes. Renuncias de cargos são fatos que ocorrem rotineiramente e devem ser tratados como um assunto sério. Em caso de renúncia do subsíndico, o síndico do condomínio deve saber os procedimentos legais para realizar.
Como o cargo de subsíndico é de bastante importância dentro de um condomínio, é fundamental as atitudes serem tomadas rapidamente, para que o condomínio não fique prejudicado por muito tempo. Nessa publicação falaremos um pouco do que deve ser feito quando acontece a renúncia de um subsíndico, as atitudes que devem ser tomadas e os prazos que são recomendados em cada caso.
Lembramos que, quanto maior o tamanho do condomínio, maior poderá ser as obrigações do subsíndico perante ao condomínio, sendo ainda mais necessário atitudes efetivas no caso de renúncia. Correr contra o tempo nessas horas é uma excelente alternativa para evitar futuros aborrecimentos.
O que fazer após a renúncia do subsíndico?
Como síndico e gestor do condomínio, é necessário observar com certa clareza todos os fatos antes de qualquer tomada de decisão. Após a renúncia do subsíndico, é aconselhável que ocorra a leitura da convenção de condomínio para entao, seguir as recomendações.
Após a leitura, na grande maioria dos casos, é recomendado a convocação de uma assembleia com rapidez, para que as providencias sejam tomadas o mais rápido possível. Tendo grande necessidade, é aconselhável a convocação para uma eleição para subsíndico, no qual deve ter conhecimento de todos os condôminos.
Destacamos que, mesmo que o cargo de subsíndico seja um cargo suplente, é comum o subsíndico desempenhar diversas atividades dentro de um condomínio, sendo de fundamental importância para a gestão do mesmo. Por isso, a agilidade na realocação de uma nova pessoa no cargo é de extrema importância por parte do síndico.
Como o subsíndico deve comunicar sua renúncia?
Quando um subsíndico deseja se renunciar do cargo, ele deve fazer por escrito a sua renúncia, para formalizar o pedido. Quando o mesmo realizar a renúncia em assembleia, não é necessário formalizar por escrito, sendo anotado na própria ata da assembleia.
Lembramos que, deve-se tomar bastante cuidado ao renunciar de um cargo, visando sempre o bem-estar do condomínio. Há casos em que, renúncias sem avisos prévios prejudicam bastante o condomínio, acarretando acúmulo de atividades, entre outras coisas.
Nesse aspecto do comunicado da renúncia, deve-se tomar ainda mais atenção os condomínios nos quais os subsíndicos desemprenhem algum tipo de função, sendo necessário agilidade na contratação de outro funcionário.
Entenda o caso de modo geral
Como muitas vezes o síndico que deve tomar as atitudes após a renúncia do subsíndico, é importante para ele analisar bem a situação. Entender o que pode ter causado a renúncia é bastante importante e pode ajudar durante seu trabalho. Em diversos casos, a rotatividade da gestão do síndico não é interessante, podendo prejudicar o funcionamento da gestão e acarretar em problemas para o condomínio.
Quando os casos de renúncias forem através de desejos pessoais, é totalmente compreensivo o caso. Já para casos em que a renúncia aconteceu devido a acontecimentos no próprio condomínio, o síndico deve ligar o sinal de alerta e observar as melhorias que pode fazer para diminuir essas situações.
Concluindo, em casos de renúncia de subsíndicos, o estudo do caso e a melhor tomada de atitude deve ser bem pensada, para que não prejudique o próprio condomínio em questão. A melhor forma para isso é através da leitura da própria convenção de condomínio, que deixa tudo bastante claro em relação as atitudes que devem ser tomadas pelos gestores.