Por AdmCASA
Publicado em 24 de maio de 2021
Leitura: 9min
gestão de funcionários do condomínio não é uma tarefa fácil. É necessário saber todos os detalhes sobre direitos e deveres dos colaboradores, descobrir formas de melhorar o relacionamento entre profissionais e moradores, delegar tarefas, entre outras funções.
Pensando nisso, resolvemos esclarecer neste artigo todas as principais dúvidas referentes a gestão de funcionários do condomínio.
- Por que é importante ter uma equipe qualificada no condomínio?
- Qual é o papel do síndico na contratação de novos colaboradores?
- Quais são os direitos e deveres dos funcionários de condomínio?
- Como fazer uma boa gestão de funcionários de condomínio?
Quer montar uma equipe qualificada em seu condomínio? Então, continue lendo este artigo!
Por que investir em bons funcionários para o condomínio?
Um síndico não consegue executar sozinho todas as tarefas de um condomínio. Algumas funções como segurança, limpeza e manutenção de equipamentos devem contar com o apoio de funcionários. A sua equipe poderá ajudá-lo a manter a rotina dos moradores em ordem e com um clima bastante agradável.
A partir do momento em que os funcionários iniciam o seu trabalho percebe-se o quanto eles são eficientes em suas atividades. Dessa forma, você terá mais liberdade para executar outras tarefas ao longo do dia.
Porém, não basta colocar os funcionários no condomínio e deixar que eles tomem conta de toda a situação. Você deverá fazer uma boa gestão de pessoas para evitar que eles tragam problemas para os condôminos.
Qual é o papel do síndico na contratação de novos funcionários?
O papel do síndico é muito importante quando ele resolve contratar novos funcionários para o condomínio. É função dele estabelecer as regras, além de verificar se elas estão sendo cumpridas.
O síndico deve monitorar, por exemplo, se os condôminos estão ultrapassando os limites na relação com os funcionários. Os moradores não podem dar ordens ou broncas em sua equipe. Se a abordagem for agressiva, o trabalhador pode entender como assédio moral e até entrar com uma ação na Justiça do Trabalho.
A situação pode trazer um grande desconforto para todos os condôminos. Caso o funcionário ganhe a causa na justiça, todo mundo é penalizado.
Uma das alternativas para evitar problemas com os moradores é apostando em uma reciclagem periódica para a equipe. O curso aumenta a autoestima do funcionário, pois ele ficará bastante grato pela oportunidade de aprender.
Isso é muito bom para todo mundo, pois a equipe ficará mais feliz e desempenhará o trabalho com mais qualidade e satisfação.
Quais são os direitos dos funcionários do condomínio?
O zelador, o porteiro e a equipe de limpeza têm diversos direitos previstos na lei trabalhista. Dentre os obrigatórios estão: registro na carteira de trabalho, jornada de trabalho sem horas extras, receber pagamento por horas extras, ter horário de almoço ou descanso, salário mínimo, férias remuneradas e 13º salário.
A lista ainda tem liberação de faltas em algumas ocasiões especiais como falecimento na família, casamento, acompanhamento do filho de até seis anos em hospitais e para fazer provas de vestibular; adicional noturno; FTGS; aviso prévio e licença maternidade. Existem também os benefícios que são considerados opcionais, entre os quais: salário habitação, vale alimentação, vale transporte, assistência médica e odontológica.Eles devem ser alinhados com o síndico antes da contratação
Deveres dos funcionários de condomínio
O síndico deve estabelecer algumas diretrizes para os funcionários. Cada condomínio tem as suas próprias regras. Então, pode-se concluir que não há uma manual que é considerado válido para todos os prédios.
Cada unidade tem as suas demandas. Sendo assim, lembre-se de observar os detalhes que ocorrem com frequência em seu condomínio. Portanto, busque sempre ouvir as opiniões do zelador e de outros colaboradores. Dessa forma, conseguirá entender com mais eficiência o cenário atual e será mais fácil estabelecer boas regras.
Como fazer uma boa gestão de funcionários de condomínio?
O síndico deve prezar pela boa convivência entre moradores e funcionários. Para isso, siga as nossas dicas e tenha sucesso em sua gestão.
Faça treinamentos com os funcionários
Nunca é demais lembrar sobre a importância do treinamento para os funcionários. Ele deve ser feito assim que um novo colaborador entra na equipe. É fundamental mostrar também as regras de convenção e o regime interno para que ninguém tenha surpresas no meio do caminho.
Você deve mostrar para os moradores o novo integrante da equipe. Assim, ele não eles não se assustam com a presença de um desconhecido no local.
Invista na boa comunicação
Uma boa comunicação entre o síndico e a equipe profissional é essencial para o sucesso do condomínio. Nesse bate – papo, você conseguirá entender as dificuldades da gestão, os seus desafios e como corrigí-los da melhor forma.
Neste momento, será mais fácil também criar algumas estratégias em equipe para aperfeiçoar o trabalho no condomínio.
Crie uma rotina eficiente
A rotina serve para que o síndico chegue mais preparado para as reuniões de condomínio. Nela, você poderá construir diversos planos de ação, montar um cronograma de atividades e fazer até um checklist de tarefas para cada setor.
Monitore os seus resultados
Um dos maiores erros de um síndico é não fazer uma avaliação constante sobre a qualidade do atendimento dos seus funcionários. Essa prática não deve ser usada para apontar um erro causado por um colaborador. Pelo contrário, você consegue identificar problemas que não eram tão visíveis no condomínio.
A avaliação pode ser feita por meio de um formulário digital. Essa ferramenta ajuda a trazer mais praticidade para as reuniões.
Conte com o apoio da tecnologia
A tecnologia pode ajudá-lo na gestão de condomínio. No mercado, você pode encontrar diversos softwares que tem ferramentas incríveis para controlar todo o seu trabalho.
Se estiver com dificuldades de fazer a gestão dos funcionários de condomínio, recomendamos que você contrate uma administradora para que ela possa auxiliá-lo nos momentos mais complicados.
Uma administradora de confiança pode fazer serviços básicos como confecção, impressão, registro em cartório, digitalização e distribuição de editais de convocação, notificações, circulares, avisos e atas de assembleias.
A administradora pode ainda fazer todo o processo de seleção e recrutamento de funcionários. Dessa forma, ficará mais seguro em relação aos novos colaboradores do condomínio.
Agora que você já sabe como fazer a gestão de funcionários do condomínio, conte-nos como é a experiência em seu prédio nos comentários abaixo. Assim, você e outros condôminos podem aprender ainda mais sobre o assunto.